top of page
Buscar
  • Foto do escritorProf. Maria José Esteves

Mês da Internet Mais Segura

Atualizado: 15 de fev. de 2020

No dia 11 de fevereiro, "Dia da Internet Mais Segura", demos início às atividades que vamos dinamizar junto da comunidade escolar, durante este mês. Nesse dia, contamos com a colaboração da Escola Segura que promoveu uma sessão de sensibilização, para o 2º ciclo, sobre os risco e cuidados a ter na utilização da Internet. Foram abordados assuntos como o Cyberbullying, Fake News, Roubo de Identidade, Pegada Digital e Sexting. Foram esclarecidas algumas questões colocadas pelos alunos e no final os agentes distribuíram panfletos com informação para leremos em casa com os nossos Encarregados de Educação. Foi uma sessão muito esclarecedora.


Fonte: Compilação da autora *


No dia seguinte, realizou-se uma sessão de cinema em que assistimos, com os quintos anos, ao filme “JOGOS CRUÉIS” que aborda o tema do Cyberbullying. Na próxima semana, realizar-se-á um debate sobre o filme, na aula de cidadania e posteriormente aplicaremos a cada turma um questionário online sobre os temas abordados.




Fonte: Compilação da autora *


Ontem, preparamos a biblioteca da escola: afixando cartazes da Seguranet “O que farias?”, colocando em todos os computadores uma aplicação criada para o efeito com base na informação disponibilizada nos sites da SeguraNet, InternetSegura, APAV e saferinternetday. A aplicação tem por objetivo informar os utilizadores, dos principais cuidados a ter para navegar em segurança na Internet e onde se devem denunciar os cibercrimes.


Fonte: Compilação da autora *

Fonte: print screen da aplicação


Hoje, foi o dia em que abrimos a Exposição/Workshop, que permanecerá no corredor principal da escola, até ao final do mês. Os recursos que utilizamos são os disponibilizados pela SeguraNet (bandas desenhadas, cartazes “O que farias?”) e cartazes criados com informação disponibilizada nos sites da SeguraNet, InternetSegura e APAV. Também preparamos um Workshop em que falamos da utilização segura da Internet, para os vários níveis de ensino. O 4º ano do CEB visitou a exposição e falamos-lhes da importância das palavras-chave, da pegada digital, das fraudes online, cyberbullying e discurso de ódio. Houve troca de experiências e no final demos um diploma de participação para os nossos colegas afixarem na sala de aula.


Fonte: Compilação da autora *


No Agrupamento de Escolas Sidónio Pais estamos

“Juntos por uma Internet melhor “.


*Montagem a partir de fotos da autora e de António Garrido.

49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page